segunda-feira, 21 de março de 2016

Página de diário


Os alunos foram desafiados a reviver/recordar um dia de agosto de 2013. Foi-lhes distribuído  um guião referente à estrutura da página de diário. 

Página de diário I

Reviver um dia de agosto em 2013


21 de agosto de 2013
            Querido diário!

Hoje vou recordar como foi o meu dia de tristeza, os dias em que a serra que avisto da janela do meu quarto foi assolada por um grande incêndio.
Quando acordei, saí à rua e cheirava-me a queimado. O meu pressentimento foi que a minha aldeia estivesse a arder. Estava muito preocupado porque não queria que chegasse a minha casa. Foi um pesadelo porque tinha medo que ficasse sem árvores e sem verdura na minha aldeia.
O fogo subia e trepava os montes da minha aldeia. Eu estava cada vez mais preocupado  porque o fogo não dava tréguas. Havia cada vez mais bombeiros em redor para tentar controlar e apagar o fogo . Estes faziam o que podiam para tentar apagar o fogo.
Todos os dias ouvia falar na televisão da minha terra rodeada por uma nuvem negra de fumo e uma clareira de chamas.


Página de diário II


             Querido diário!

             Hoje acordei, olhei o céu e vi uma nuvem muito cerrada de fumo preto. Vesti-me à pressa para ir ao café saber das novidades, mas quando saí  dei de caras coma serra toda a  arder, fui a correr...corri.corri...

             Ao chegar ao café, vi uma enorme multidão de pessoas aflitas e chorosas por terem sido evacuadas de casa a meio da noite. A uns metros de distância, ao pé do rio, estavam dois tanques enormes de bombeiros a abastecerem de água, cada vez que um saía chegava outro vazio. O dia foi passando e as chamas continuavam a devastar a serra sem serem dominadas. Todas as pessoas e bombeiros estavam em pânico. Foi um dia horrível, o ar era irrespirável, os olhos ardiam-me e apesar da noite descer a serra,  ninguém tinha vontade de se recolher em  casa.


Página de diário III
                                                                                                 


  
             Querido Diário!

             Não imaginas o que está a acontecer, a nossa linda serra está a arder. Hoje dia vinte e três, pelas onze horas da manhã, foi o pior acordar da minha vida, abri as persianas e ao cimo da serra vi uma fogueira, que passado uns minutos se descontrolou e tornou-se num grande incêndio.
             De imediato corri para junto da minha mãe, gritando-lhe para ligar para o 117, pois a floresta estava em chamas. Após a sua chamada, chegaram os bombeiros locais. Naquele preciso momento ninguém imaginava que este seria um dos maiores incêndios do ano.
            Depois de muitas horas de combate, eu e toda a população, ajudámos os heróis, contribuindo com bens alimentares e um abrigo.
              À noite, a pior paisagem alguma vez vista na Serra do Caramulo, o ar estava irrespirável, no céu via-se uma mancha vermelha que serpenteava toda a serra. Só se via vermelho, o incêndio saltava penhascos atrás dos pinheiros verdejantes, transformando-os em cinzas. As pinhas pareciam granadas e elas próprias incendiavam o pinhal que ainda estava adormecido.


Sem comentários:

Enviar um comentário