quarta-feira, 13 de abril de 2016

Caramulo, o que visitar?

Caramulo, tem muito que descobrir...

     A localidade do Caramulo nasce em 1921, onde o médico João Lacerda cria a maior estância sanatorial do país. Aqui nascem os seus filhos (Abel e João) que prevendo a evolução da medicina e a consequente perda de prestígio da sua terra, convertem o cenário serrano em polo de atração cultural e artística através da criação de um museu nos anos cinquenta.
 

Museu do Caramulo

Museu do automóvel


     Museu situado ao lado do museu de arte. A coleção de automóveis foi iniciada por João de Lacerda, ao comprar um Ford T. A partir daí, a coleção foi aumentando. Já em março de 2004, os responsáveis do museu abriram ao público uma exposição de brinquedos antigos e miniaturas. Esta exposição tem caráter permanente, conta, atualmente, com 3000 peças e cobre quase um século da história do brinquedo e do colecionismo, mostrando a evolução do brinquedo e das miniaturas através das suas várias fases e materiais.

Moinhos do Caramulo

     Os moinhos do Caramulo situam-se em plena localidade do Caramulo, junto ao hotel. São um conjunto de vários moinhos antigos em  que a mesma água passa por todos os moinhos para fazer moer os cereais.

Moinhos de água




Moinhos de água
 



                                            Sanatórios

     É um médico de Tondela, Abel Lacerda, que descobre no princípio do século as virtudes do clima de Paredes do Guardão, e que inicia o progressivo crescimento de uma estância de tratamento de doenças pulmonares que, na sua fase de mais desenvolvida, ostentava 19 grandes sanatórios.

Contudo, com a progressiva erradicação da doença e a descoberta de novos tratamentos, a estância foi desativada, e aos poucos foram sendo encerrados e abandonados os sanatórios do Caramulo, que acolhiam doentes de todo o país. Sofreram, desde os anos 60, um lento declínio, que se consumou após o 25 de Abril. O último sanatório fechou as portas em 1986, dando fim a uma crise que se vinha acentuando há décadas e que passava pela degradação patrimonial e pela total desagregação económica e consequente abandono populacional. Atualmente alguns sanatórios, depois de desativados, foram transformados em lares de Idosos.











                                      Restaurante Montanha 


   Este restaurante está instalado numa antiga casa típica da serra. A sua decoração baseia-se em tons quentes e a existência da lareira cria um ambiente familiar e acolhedor, especialmente nos dias de inverno. Tem uma vista privilegiada para a Serra do Caramulo.




Interior da sala de Jantar


Restaurante Montanha








       

                                                                                         

                                     Restaurante Marte  

 Dizem que os ares da montanha fazem milagres, no caso do Restaurante Marte, no Caramulo, os milagres surgem à sua mesa. O restaurante Marte situa-se a meio do Caramulo entre as bombas de gasolina e o café Giesta Dourada.

 

 

Restaurante Varanda da Serra

  Este restaurante, Varanda da Serra, localiza-se no Guardão de Baixo. É envidraçado e com vista para o vale e para a Serra da Estrela. A ementa sugere pratos regionais servidos com simpatia. Fazem serviços de casamentos e só servem jantares ao sábado.
Varanda da Serra 
Sala de Jantar

                         

                           Parque Jerónimo Lacerda


  Este parque, Jerónimo Lacerda é um dos parques do caramulo. É muito acolhedor e muito bom para uma boa tarde de sol. Situa-se a poucos metros antes da chegada ao Guardão de Cima.



 

                                 Parque do Lago dos Peixes

Este parque é conhecido por o parque do Lago dos Peixes, por ser ao lado de um lago e pela existência  de peixe. Localiza-se muito perto do lar do Sameiro.
Parque do lago dos peixes
Lar do Sameiro
 

       Capela da Santa Margarida

 Este monumento religioso situa-se em plena localidade do Caramulo foi erigido em honra da padroeira da terra, Santa Margarida.
 

Capela de Santa Margarida


                                                                                                                                                 7.º H

Sem comentários:

Enviar um comentário